A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo – FapUnifesp, com o objetivo de apoiar o projeto “SciELO Fapesp”, Termo de Fomento 001/2024, contrato nº 001/2024 - processo nº 255.00000591/2024-91, torna pública a abertura de inscrições destinadas a selecionar estagiário(a) curricular para apoio técnico ao referido projeto, conforme perfil e atividades descritos a seguir:
1.DESCRIÇÃO
DAS VAGAS
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Função |
Código da Vaga |
Regime das atividades |
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Escolaridade mínima |
Quantidade de Vagas |
Valor Mensal Bruto (R$) |
Duração do contrato |
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Estagiário(a) curricular - Graduação |
ESTAG |
Home office (remoto) |
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|
Cursando graduação em jornalismo, comunicação, ou
outros cursos da área de humanidades (entre o 2° e o antepenúltimo semestre) Inglês intermediário (leitura) e interesse em
jornalismo científico Espanhol básico (leitura) e noções de HTML serão
considerados diferenciais Residir no Estado de São Paulo (imprescindível) Disponibilidade para estagiar de 2ª a 6ª feira, entre
as 08h00min e as 17h00min |
01 (uma) Vaga |
R$ 1.500,00 |
06 (seis) meses |
1.1. Compreende-se como perfil de candidatos(as) ao processo seletivo deste edital
aquele(a)s que:
1.1.1.
Estejam matriculados entre o 2° e o antepenúltimo semestre de curso de graduação:
jornalismo, comunicação ou outros cursos da área de humanidades.
1.1.2.
Tenham Inglês intermediário (leitura) e interesse em jornalismo científico.
1.1.3.
Espanhol básico (leitura) e noções de HTML serão considerados diferenciais
1.1.4.
Residam no Estado de São Paulo.
1.1.5.
Tenham disponibilidade para estagiar entre as 8h00min e as 17h00min - o horário
poderá ser negociado, desde que seja nesse período.
1.1.6.
Tenham disponibilidade e condições para realizar as atividades de forma remota
(on-line).
1.2. São
atribuições do(a) estagiário(a):
1.2.1.
Apoio na redação, revisão e controle de qualidade de press releases de artigos
científicos elaborados por pesquisadores e equipes editoriais de periódicos
científicos indexados na coleção SciELO Brasil.
1.2.2.
Apoio na publicação de press releases, posts e conteúdo multimídia (podcasts,
vídeos) para os Blogs SciELO.
1.2.3.
Apoio na gestão, acompanhamento e engajamento nas redes sociais do SciELO.
1.3.
Será disponibilizada
01 (uma) vaga.
2. DO CONTRATO
2.1. A contratação do(a)
candidato(a) aprovado(a) está prevista para ocorrer entre o final de setembro/2025
e o início de outubro/2025 (condicionada aos trâmites legais para
assinatura do Termo de Concessão de Estágio) e ocorrerá sob a Lei nº 11.788, de
25 de setembro de 2008, em regime home office.
2.2. O(a) contratado(a) terá que cumprir carga
horária diária de 6 (seis) horas, de 2ª a 6ª feira, entre as 8h00min e as
17h00min, com intervalo de meia hora para refeição.
2.3. Para que ocorra o processo de
contratação, o(a) candidato(a) aprovado(a) neste processo seletivo deverá
enviar ao Departamento de Recursos Humanos da FapUnifesp, toda a documentação
que será solicitada em momento oportuno.
2.4. O(a) estagiário(a) será
contratado(a) com Bolsa Auxílio de R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais).
3.DAS INSCRIÇÕES
3.1.
O(a) candidato(a) deverá realizar sua inscrição no período compreendido entre as
00h01min do dia 28/07/2025 e as 23h59min do dia 08/08/2025. Somente serão consideradas válidas, as
candidaturas recebidas até esse horário (23h59min).
3.1.1.
Para efetivar a inscrição será
necessário o envio, para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br
com cópia para blog.scielo@scielo.org,
de
comprovante de matrícula
atualizado e currículo lates e/ou
vitae (os documentos deverão ser enviados em pdf).
3.1.2. No campo assunto do e-mail, informar o NOME completo do(a) candidato(a), o
NÚMERO DESTE EDITAL (095/2025) e o CÓDIGO DA VAGA.
3.1.3.
A não apresentação da documentação exigida poderá ser motivo de
desclassificação dos candidatos.
4. DAS CONDIÇÕES PARA ACEITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
4.1. Apenas serão aceitas as inscrições que obedecerem aos prazos e condições estipuladas neste Edital.
Não será permitida a alteração
e/ou a complementação
da documentação após a submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.
4.2. É imprescindível ter disponibilidade
de horário para cumprimento da carga horária semanal, especificadas no item
2.2.
4.3. É vedada a contratação prevista neste edital
de candidato(a) selecionado(a) que tenha parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau com a equipe
de coordenação do projeto objeto
deste edital.
4.4. É vedada
a contratação prevista neste edital, a candidato(a) selecionado(a), de nacionalidade estrangeira, que não possua o visto de residência no Brasil (permanente
ou temporária) ou que tenha o visto em questão com o prazo de validade vencido, por ser
o mesmo de exigência
obrigatória.
5. DO PROCESSO DE
SELEÇÃO
5.1. A seleção
será realizada em
três etapas,
que consistirão em:
5.1.1. Análise dos
currículos;
5.1.2. Entrevista, que será realizada
de forma virtual/eletrônica;
5.1.3. Testes.
5.2. É de responsabilidade do(a) candidato(a) aprovado(a) para a etapa de entrevista,
verificar as informações (dia, horário, local ou plataforma), por meio da divulgação disponibilizada
no site https://fapunifesp.edu.br/editais
5.3. Para a etapa de entrevistas poderão ser convocados até 5 (cinco) candidatos por
vaga.
5.4. O não comparecimento à etapa de entrevistas, bem como o envio dos testes fora do prazo
estipulado, acarretará, automaticamente, a desclassificação do candidato,
independentemente do motivo alegado.
6.DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO
|
Etapa |
Descrição |
Caráter/Detalhamento |
Período |
|
1ª fase |
Análise
curricular |
Classificatória
e eliminatória |
11 a 12/08/2025 |
|
2ª fase |
Convocação
para Entrevista |
Divulgação
e Convocação dos Candidatos para 2ª fase |
13/08/2025 |
|
3ª fase |
Entrevista |
Classificatória
e eliminatória |
15/08/2025 |
|
4ª fase |
Testes
|
Classificatória
e eliminatória |
De 15 a 17/08/2025 |
|
5ª fase |
Resultado
preliminar |
Divulgação
dos candidatos aprovados antes da etapa de recursos |
20/08/2025 |
|
6ª fase |
Recursos |
Solicitação
de reconsideração do resultado preliminar |
21/08/2025 |
|
7ª fase |
Resultado
pós recursos |
Divulgação
da listagem final de candidatos aprovados |
22/08/2025 |
6.1. O presente processo
seletivo será válido
por 6 (seis) meses, contados a partir da data de
publicação deste Edital.
7.
DOS RECURSOS
7.1. Os recursos referentes ao resultado do processo
de seleção deste Edital deverão ser enviados para o endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br
em até 01 (um) dia útil a partir
da data de divulgação do resultado. No campo ASSUNTO da mensagem, o(a)
candidato(a) deverá identificar: Recurso para processo seletivo – PROJETO “SciELO”
– EDITAL N° 095/2025.
7.2. Os recursos serão avaliados pela Comissão de Seleção, que decidirá pelo
deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá
recurso contra a decisão da Comissão.
7.3. Não será aceita interposição de recursos por outros meios não especificados neste Edital.
8.
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1.
As informações prestadas, bem como as documentações apresentadas, serão de
inteira responsabilidade do(a) solicitante.
8.2.
A inscrição pressupõe a concordância com todos os itens deste Edital.
8.3.
Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo deste edital podem
ser obtidos por meio do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br
8.4.
A Comissão Avaliadora reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as
situações não previstas no presente edital.
8.5.
A qualquer tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou
em parte, seja por decisão unilateral da FapUnifesp, sem que isso implique
direito à indenização ou reclamação de qualquer natureza.
8.6.
A contratação é destinada exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de
apoio institucional ao projeto, tendo o período de contratação (início e
término), definido pelo Projeto.
8.7
Eventual suspeição ou impedimento de membro(s) que compõe(m) a Comissão
Avaliadora, deverá ser declarada pelo(s) mesmo(s), antes da realização da
análise curricular e entrevista do candidato.
9. DA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO
DE DADOS PESSOAIS
9.1. As
partes concordam que qualquer atividade de tratamento envolvendo dados pessoais
somente será realizada na medida necessária para a execução do objeto da
prestação de serviços deste Edital, em conformidade com a legislação vigente
sobre Proteção de Dados Pessoais e as determinações de órgãos
reguladores/fiscalizadores sobre a matéria, em especial, a Lei nº 13.709, de 14
de agosto de 2018, bem como as demais normas aplicáveis.
9.2.
Os dados pessoais coletados para inscrição neste Edital incluem, mas não se
limitam, às informações necessárias para a execução do objeto do Contrato e têm
a finalidade de execução do Contrato, conforme disposto no artigo 7º, inciso V,
da Lei nº 13.709/2018 e poderão ser compartilhados com entes parceiros e/ou
agentes públicos para fins de prestação de contas.
9.3. Disposições
específicas relativas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) poderão ser
dispostas na Política de Privacidade da FAP.
9.4.
Dúvidas, questionamentos e requisições relativas à privacidade e a proteção de
dados dos titulares que participam deste Edital poderão ser sanadas por seu
Encarregado de Proteção de Dados (DPO) da FAP, Sr. João Vitor
Finotti, através do e-mail: dpo@fapunifesp.edu.br.
Em virtude da desclassificação de Lucas Cunha Lignon,
convocamos a Suplente Emmanuelita Stephene, para contratação como estagiária
curricular.
A FapUnifesp, no uso de suas atribuições, informa a
desclassificação do candidato Lucas Cunha Lignon, por não cumprimento do
estipulado nas cláusulas 1. 2 e 4, parágrafos 1.1.5., 2.2 e 4.2,
respectivamente.
A FapUnifesp torna público o resultado final, após
conclusão da fase de recursos:
Estagiário(a) curricular Graduação – ESTAG
TITULAR
Lucas Cunha Lignon
SUPLENTE
Emmanuelita Stephene
A FapUnifesp torna público o resultado preliminar, após
conclusão das fases do processo seletivo para contratação de Bolsista(s):
Estagiário(a) curricular Graduação – ESTAG
TITULAR
Lucas Cunha Lignon
SUPLENTE
Emmanuelita Stephene
Convocamos os (as) candidatos (as) a seguir, para a fase de
entrevistas que será realizada no dia 15/08/2025 as 14h:00min.
As entrevistas serão realizadas por videoconferência,
através da plataforma Google Meet:
Link da videochamada: https://meet.google.com/kga-xxkb-dcn